quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mutirão para Limpeza do Rio Carapá

        O Rio Carapá é o principal rio que abastece a cidade de Colíder-MT, devido a escassez de água pelo longo período sem chuva e excesso de lixo contido em suas margens, os moradores fizeram um mutirão no dia 26 de Setembro para a limpeza dos resíduos que deixam o rio impróprio para o consumo.

         Por este motivo a Sanelider (Serviço de tratamento de Água e Saneamento de Colider), tem retirado água do rio Esperança e tomado algumas precauções para evitar que rio Carapá seque completamente e a cidade fique sem água.

         Foram encontrados no leito do rio Carapá, peixes mortos, garrafas ptes, pneus, cadáveres de animais, metais, madeiras, entulhos de construção e outros lixos.

         O CienciAtividade participou deste mutirão por que acredita que algo deve ser feito para a preservação deste rio, mas sabe-se que deve ser pensado em algo que trará vida ao rio novamente como reflorestamento, pelos órgãos públicos e pelos proprietários que tem o rio em suas terras.

Sabe-se que o resultado de tais ações não virá de imediato, mas a sensibilização e o trabalho direto com a população já é o começo para que percebam também a sua responsabilidade na preservação do Rio Carapá e Esperança (afluente).

Para tanto, algumas imagens retiradas no dia da ação do mutirão e do estado em que o rio se encontra, revela-nos muito mais sobre esta necessidade:



Urubus próximo ao rio devido ao mal cheiro dos peixes mortos
        
Na chegada, lixo encontrado as margens
Peixes mortos devido a poluição e seca.
Muita madeira jogada,  restos de um sofá
Peixe morto

Este é o leito do rio, urubus comendo peixes mortos

Este é o local onde corre o leito principal
Muito lixo e sujeira
A ponte serve para  atravessar o rio, mas cadê ele?

Este é leito principal do rio acima da ponte.
Esta é a situação que o Rio Carapá se encontra hoje, além do lixo um dos problemas por ele estar assim pode ser o assoreamento causado por águas fluviais urbanas. Abaixo vai uma imagem feita na estiagem de 2005, e mostra que o rio não estava tão seco e que mantinha uma quantidade de água significante. Com isso conclui-se que cada ano que passa o mesmo fica mais seco.


Imagem do Rio Carapá acima da ponte, tirada em julho de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário